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Social Selling – O que é e como utilizar

Entenda o conceito de Social Selling – as vendas pelas redes sociais – e saiba como ele funciona no varejo

Uma pesquisa do Instituto QualiBest apontou que 62% dos brasileiros já compraram por meio das redes sociais. Outro estudo da PricewaterhouseCoopers mostrou o poder de influência das redes sociais no varejo: segundo a pesquisa, 77% dos brasileiros se sentem influenciados a comprar produtos que aparecem nessas plataformas.

A estratégia de vendas por meio das redes sociais é chamada de Social Selling. Esse conceito tem ganhado força nos últimos anos com a grande popularização das mídias sociais. Além de ser um espaço de integração entre as pessoas, essas plataformas tornaram-se um espaço vasto, lucrativo e ilimitado para a publicidade.

Entre várias outras vantagens, o Social Selling aprofunda a relação com o cliente por meio de abordagens mais personalizadas e também cria novas oportunidades de negócio com o surgimento de clientes que passam a conhecer a marca por meio das redes sociais.

 

Como vender nas redes sociais?

Os usuários de mídias sociais, de uma maneira geral, gostam de seguir marcas e tendências do momento, descobrir novos produtos e serviços. A maioria das pessoas conectadas nas redes está disposta a encontrar itens que combinem com a decoração da casa, mimos para o animal de estimação ou simplesmente produtos que combinem com seus gostos pessoais.

Por isso, é importante aproveitar o ambiente das redes sociais e a interatividade proporcionada por elas para se aproximar dos consumidores.

Algumas dicas são essenciais para os vendedores que pretendem potencializar as vendas por meio do Social Selling:

  • Humanize as abordagens: é importante que os vendedores – e não máquinas – estejam à frente das vendas pelas redes sociais para um tratamento personalizado aos clientes, sem respostas automáticas, para que o consumidor se sinta acolhido;
  • Crie conteúdos criativos: as postagens criativas, curiosas ou que trazem informações relevantes para determinados públicos atraem mais atenção nas redes sociais e podem fazer a diferença nas vendas do seu produto;
  • Identifique o seu público-alvo: é preciso saber qual é o perfil dos clientes que adquirem os seus produtos para traçar estratégicas de venda e focar as abordagens em usuários que tenham potencial para virar futuros clientes. Isso é possível, por exemplo, analisando a descrição do perfil das pessoas que a sua página pode seguir;
  • Aproveite as conexões pessoais: nem sempre é fácil abordar pessoas desconhecidas para oferecer produtos, já que muita gente não reage bem a esse primeiro contato. Por isso, uma dica importante é enviar mensagens primeiramente para os contatos da sua rede social. Essas pessoas certamente estarão mais dispostas a conhecer os produtos oferecidos por um amigo ou uma pessoa conhecida;
  • Leve a conversa para fora das redes: as redes sociais são ótimas para encontrar novos clientes, mas também é importante aprofundar as relações com os consumidores de outras formas. Quando a relação se torna mais pessoal, o vendedor pode oferecer produtos diretamente por telefone, WhatsApp e até convidar o cliente para conhecer o espaço físico da loja, por exemplo.

 

atsvd

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