Saiba como impulsionar as vendas por meio das redes sociais
Uma pesquisa realizada pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) apontou que 41% das empresas que adotaram estratégicas de divulgação por meio das redes sociais perceberam melhora no resultado das vendas. Embora seja uma ferramenta muito eficiente, é importante implantar o social selling de forma consciente e planejada para atingir os melhores resultados.
Como colocar em prática o social selling?
Existem algumas dicas importantes que devem ser consideradas pelos empresários e vendedores que desejam implantar estratégias de divulgação dos produtos nas redes sociais:
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Alinhar a linguagem da marca
É essencial que o empreendedor tenha em mente qual será a linguagem e o posicionamento da marca nas redes sociais para que seja criada uma identificação com os clientes. Dessa forma, é possível ganhar a confiança do consumidor e fidelizar a clientela. Para isso é preciso que os vendedores estejam treinados e bem alinhados com a linguagem da marca.
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Determinar o público-alvo
Toda marca precisa especificar um público-alvo para o qual as estratégias de venda sejam focadas. Por exemplo, se o produto é voltado para crianças ou adultos, homens ou mulheres, jovens ou idosos etc. Com isso é possível traçar estratégicas mais específicas para atingir o principal público da marca e ter mais sucesso nas vendas. Além disso, é importante que a abordagem aos clientes nas redes sociais seja feita de uma forma mais personalizada para criar identificação.
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Utilizar as conexões pessoais
Abordar potenciais clientes na internet pode ser uma tarefa difícil no início, por isso, uma boa dica é fazer um primeiro contato com pessoas conhecidas e conexões pessoais nas redes sociais dos vendedores, dessa forma as chances de ter uma resposta positiva aumentam bastante. Depois, com a marca já consolidada e conhecida na internet, fica mais fácil fazer uma ampla divulgação para outras pessoas.
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Conhecer a linguagem das redes
Um fator muito importante para ter sucesso no social selling é entender a linguagem e o perfil de cada rede social. Por exemplo, uma postagem no Instagram deve ter uma abordagem diferente de um post no Twitter, por exemplo. Por isso, é tão importante o treinamento e a capacitação da equipe de vendedores para atuar nas redes sociais.
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Fazer o monitoramento das redes
É essencial que os empresários, empreendedores e vendedores saibam o que está sendo falado sobre a marca nas redes sociais, por isso é importante fazer o monitoramento das redes com frequência. Dessa forma é possível saber se a abordagem está tendo resultado positivo ou se é preciso fazer adequações nas estratégias de divulgação do produto.
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Buscar ajuda de profissionais
Uma dica importante para quem está começando a trabalhar com divulgação e vendas por meio das redes sociais é, se possível, buscar auxílio de profissionais especializados na área, que vão ajudar a desenvolver as estratégias da melhor forma. É o caso da Mazza ATS, empresa que oferece um software de gestão de vendas especializado no segmento de vendas diretas.
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