Pensar em estratégias de vendas para datas sazonais pode representar um crescimento significativo no faturamento
Em pequenas, médias ou grandes empresas, as datas sazonais são uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), além do Natal, que sozinho gera um faturamento equivalente a três meses normais do ano, as demais datas especiais podem representar um crescimento de 30% a 60% para o comércio, gerando equilíbrio ao longo do ano.
De olho nas boas chances do mercado, as empresas e prestadores de serviços estão se preparando para atrair seus consumidores com promoções e estratégias de venda direta voltadas à sazonalidade. Saiba mais:
- Planejamento
Planejamento é palavra-chave para praticamente tudo na vida! Com um planejamento bem elaborado e antecipado é possível evitar imprevistos ou, ainda, resolvê-los com tempo hábil e evitar a refação de processos.
Pense em todas as situações possíveis que podem acontecer durante as datas sazonais, como o aumento na procura, a falta de produtos no estoque e a falta de funcionários, por exemplo, para ter certeza de que seu negócio estará preparado.
- Calendário de vendas
Como parte do planejamento, prepare seu calendário de vendas, uma ferramenta muito utilizada no comércio e no varejo para mapear as das datas especiais e as preferências de seus consumidores e clientes.
Neste calendário, as datas sazonais são prioritárias. Entram também datas alternativas e até mais comuns, como verão, inverno e feriados. Conhecer o seu próprio negócio e investir em pesquisas com consumidores é a chave para acertar na hora de montar um calendário focado nas vendas.
- Mais emoção, mais compras
As datas mais emocionais, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados ou Natal são ótimas alternativas para criar campanhas que envolvam o consumidor e a pessoa presenteada. Essas ações vantajosas farão com que os clientes consumam mais, movidos pelos sentimentalismo.
- Análise de mercado e concorrência
Se você conhece bem o segmento em que está inserido, é mais fácil fazer sua análise de mercado e concorrência. Dessa maneira, você descobre o que seu público realiza ou espera para as datas sazonais – e também o que seu concorrente costuma preparar.
Caso você ainda não conheça bem o segmento em que atua, é hora de fazer uma pesquisa de mercado, a fim de descobrir seu público-alvo e comportamentos padrões dele.
- Implementação
Com as estratégias e ações definidas, é hora de pensar na preparação da loja, dos funcionários e na estratégia de atendimento aos clientes. A boa ambientação local, com temas da ocasião, somada à abordagem dos atendentes fará a diferença na hora da escolha do consumidor.