Por ser ilegal, empresas configuradas pirâmides financeiras costumam se disfarçar de marketing multinível. Entenda:
As pirâmides financeiras são esquemas criminosos e configuram uma prática ilegal. Por sua vez, o marketing multinível é uma modalidade de negócios legítima e, por isso, muitos esquemas de pirâmide usam esse disfarce para distorcer seus reais propósitos.
O que é pirâmide financeira?
A pirâmide financeira pode ser definida como um modelo fraudulento e insustentável. Sua ideia básica é convencer uma pessoa a entrar no esquema pagando um determinado valor, com a promessa de receber porcentagens dos valores pagos por outras pessoas que ela conseguir convencer a aderirem ao mesmo esquema.
Para tentar mascarar o engano, algumas pirâmides incluem a venda de produtos ou serviços como parte do esquema. A realidade, entretanto, é que apenas os idealizadores ou, no máximo, os primeiros a entrarem no esquema ganham dinheiro com o processo.
As pirâmides financeiras são insustentáveis porque, com o tempo, chegam a níveis em que praticamente não há um número de pessoas interessadas o suficiente para alimentar o esquema. Nesse ponto, ou mesmo antes dele, a pirâmide desaba e gera grandes prejuízos para os participantes.
Mas nenhuma pirâmide financeira se identifica como tal. Muito pelo contrário: várias delas dizem ser exatamente o contrário e afirmam com veemência que não são esquemas de pirâmide.
Uma boa dica para identificá-las é ficar atento às propagandas que fazem de si mesmas. Geralmente, destacam as promessas de lucros impressionantes com depoimentos e testemunhos de empreendedores de sucesso. E, em vez de ressaltarem um determinado produto ou serviço que está – ou deveria estar – sendo vendido, ressaltam a importância de construir uma rede de pessoas para obterem maior lucro.
O que é marketing multinível?
Ao contrário das pirâmides financeiras, esse modelo de negócio é legítimo e baseado no conceito de venda direta. Para entender o marketing multinível, é necessário conhecer primeiro o conceito de marketing mononível.
Com o marketing mononível, o consultor que está trabalhando para uma determinada marca compra o produto e o revende. Seus ganhos são decorrentes do valor de revenda, gerando lucros de, em média, 30%.
O modelo se torna marketing multinível quando, além dos lucros com origem na revenda de produtos, o consultor passa a receber uma porcentagem dos lucros obtidos por outros revendedores que compõem a equipe que ele recrutou e ajudou a consolidar. Este consultor é ainda responsável por gerenciar e orientar sua equipe, devendo ministrar treinamentos e workshops para eles, quando necessário.
O marketing multinível está presente em mais de 100 países e não é apresentado com promessas de dinheiro rápido e fácil. Existe, sim, a possibilidade de ganhos reais, mas eles são proporcionais à dedicação de cada consultor, com transparência e remuneração por mérito.
Mesmo com a relação completamente equivocada com as pirâmides financeiras, o marketing multinível está em amplo crescimento no Brasil e ocupa a 6a posição na lista de países que mais movimentam dinheiro com essa modalidade de negócio.
Para os profissionais e para os consumidores, o segredo é ficar atento aos detalhes para não cair em golpes.