Sim. Inclusive, muitos brasileiros já têm a venda direta como a principal fonte de renda!
Os altos índices de desemprego no Brasil fizeram com que muitas pessoas procurassem novos modelos de trabalho e de geração de renda. Dessa forma, o número de empreendedores cresceu bastante, principalmente se considerarmos os consultores de venda direta como empreendedores. Atualmente, a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) estima que cerca de 4 milhões de brasileiros trabalham no setor.
Segundo levantamento da própria associação, em 2018, o segmento movimentou R$ 45,2 bilhões e as expectativas para o 2019 são de crescimento na faixa dos 4%.
Com esses números expressivos, é natural que cresçam também as dúvidas sobre a profissão. Como começar? Quais são os investimentos iniciais? Como aumentar o faturamento e tornar a profissão sustentável? Aprenda a seguir:
Entrando na área
O primeiro investimento ao trabalhar com venda direta pode variar de acordo com a empresa que o empreendedor escolhe representar. Geralmente, ele inclui a aquisição de um kit inicial com os principais produtos da marca.
A ideia, nesses casos, é que o próprio representante possa conhecer e talvez até testar os produtos para que a sua experiência também seja um elemento relevante para a decisão de compra.
Empresas de marketing multinível focam no relacionamento como principal fonte de renda, seja para vender os produtos, seja para ampliar a rede de consultores – já que cada consultor em sua rede faz com que seu faturamento também aumente. Por isso, será preciso focar em networking, frequentar eventos do segmento, estar sempre atualizado e gostar de fazer novos amigos.
Muitas vezes, quando a venda direta não é a principal fonte de renda do empreendedor, a profissão acaba rendendo menos do que o esperado, causando frustração. Isso porque é preciso muita dedicação para os primeiros anos.
Como obter autonomia financeira?
É fundamental ressaltar que venda direta dá dinheiro quando vem acompanhada de planejamento, objetivos claros, foco e qualificação. Isso significa que você não pode simplesmente começar a tentar vender sem uma estratégia específica, porque ainda que haja bons resultados no início, a tendência pode não se sustentar ao longo do tempo.
Se você não tem uma larga experiência com vendas, é recomendável fazer um treinamento ou uma consultoria para aprender mais e conseguir colocar esse conhecimento em prática. Muitas instituições, como o SEBRAE, oferecem esse tipo de qualificação gratuitamente e algumas empresas que trabalham com venda direta também investem no aperfeiçoamento das habilidades dos seus representantes.
O feeling sobre o mercado também pode ser decisivo para aumentar o faturamento. Fique atento às datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, e concentre seus esforços nas tendências sazonais.
E sempre esteja pronto para mudar: busque o feedback dos seus clientes, avalie constantemente suas estratégias e, quando for necessário, recue um pouco para poder dar passos mais certeiros. Ganhar mais só depende de você!