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Se você atua no segmento de venda direta, com certeza, já ouviu falar sobre o conceito de omnichannel e de seu impacto positivo nas operações do negócio. A estratégia é baseada na utilização simultânea e interligada de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente.
A palavra omnichannel vem de uma junção do latim com o inglês: omni significa tudo e channel quer dizer canal. Esse conceito é voltado para criar uma relação entre marca e cliente, na qual diversos canais de comunicação são utilizados ao mesmo tempo.
Como a estratégia de Omnichannel pode ser aplicada no segmento de venda direta?
Todo negócio precisa estar adaptado a atuar de uma forma mais global, integrando os dados que possuem de seus clientes em um único sistema para que todos os interessados tenham acesso, a fim de fazer com que cada cliente seja reconhecido como único, não importa como ele faz suas compras ou como ele se comunica com a empresa. Na venda direta, isso não é diferente.
O avanço da tecnologia facilita muito esse processo de implantação e adaptação ao omnichannel, pois com o uso de sistemas eficientes de CRM, o negócio pode dispor de várias informações para tornar a experiência de consumo do cliente cada vez mais satisfatória.
Há ainda possibilidade de integrar as redes sociais e sistemas de chats, deixando todo contato com o cliente registrado para consulta e uso devido do funil de vendas.
Ou seja, a estratégia de omnichannel na venda direta ajuda a estreitar cada vez mais o relacionamento entre consumidor e revendedor e, consequentemente, revendedor e empresa.
Quais são as vantagens da implantação do Omnichannel na venda direta?
A empresa que faz parte do segmento de venda direta deve proporcionar uma experiência omnichannel para seu público-alvo – o que inclui tanto suas revendedoras quanto seus clientes finais. Isso porque investir na diversificação de canais, integrando todos eles, deixará cada público mais satisfeito, gerando sua fidelização, pois irão comprar ou vender mais.
A operação de venda direta que utiliza a integração de canais possui uma chance muito maior de alcançar a performance que os gestores esperam nos serviços que oferecem, no volume de vendas, no valor do ticket médio e na imagem de sua marca perante os públicos de interesse.
Melhor comunicação = melhor experiência do cliente = revendedores mais felizes
A estratégia de omnichannel para venda direta desenvolve os canais de comunicação com os clientes, otimizando o processo de venda e a experiência de compra.
Com a integração de dados e informações que um sistema de gestão focado em venda direta proporciona, fica muito mais fácil operacionalizar ações, como vendas casadas e descontos. Além disso, a probabilidade de ocorrer qualquer tipo de erro na consulta do histórico de compra dos clientes será muito menor.